terça-feira, 28 de julho de 2009

O conhecimento

O tema "conhecimento" inclui, mas não está limitado a, descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são ou úteis ou verdadeiros. A gnoseologia dedica-se ao estudo do conhecimento. Hoje existem vários conceitos para esta palavra e é sabido por todos que conhecimento é aquilo que se conhece de algo ou alguém. Isso em um conceito menos específico. O conhecimento pode ser classificado em uma série de designações:
Conhecimento Sensorial:É o conhecimento comum entre seres humanos e animais. Obtido a partir de nossas experiências sensitivas e fisiológicas Conhecimento Vulgar ou senso comum É a forma de conhecimento do tradicional, do senso comum, sem compromisso com uma apuração ou análise metodológica.É sincrético, não pressupõe reflexão, é uma forma de apreensão passiva, acrítica e que, além de subjectiva, é superficial.
Conhecimento Científico: baseia-se na apuração e constatação. Utiliza leis e sistemas, no intuito de explicar de modo racional aquilo que se está observando. Não se contenta com explicações sem provas concretas; seus alicerces estão na metodologia e na racionalidade.
Conhecimento Filosófico: Mais ligado à construção de idéias e conceitos. Procura as verdades do mundo por meio do questionar, da interrogação, do debate e do filosofar. É um conhecimento crítico que pressupõe a indagação, a constante busca do saber, o caminho da sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário