sábado, 14 de agosto de 2010

Vamos filosofar?!

Cada vez mais urge a necessidade de filosofar, para podermos melhor compreender o sentido da existência. O homem é um ser complexo, é um problema para si próprio. As dúvidas existenciais atormentam-nos. Temos que procurar a resposta para todas as questões que nos preocupam. Vivemos de certa forma sem rumo, por vezes perdidos num caos axiológico, sem "uma luz ao fundo do túnel".
Como diz Lou Marinoff , pioneiro do aconselhamento filosófico, no livro "Mais Platão e menos Prozac", no qual o autor faz a apologia da filosofia em vez de recorrermos a psiquiatras e psicólogos, devemos sim recuperar o bem estar e despertar para a filosofia.
Tal é relevante, mas esta procura do conhecimento, este questionar, este espanto que nos conduz no caminho da sabedoria, deve ser incutido desde a infância. Por isso considero importante a Filosofia para crianças, pois os mais pequenos são encorajados a falar, a ouvir e a discutir ideias, desenvolvendo as suas capacidades de raciocínio e de pensamento.
A Filosofia para crianças é, também, uma ferramenta de auxílio para pais e educadores, permitindo conversar com as crianças, responder às perguntas mais difíceis e ajudar no processo de compreensão do mundo que as rodeia.
O que é a Filosofia? É a busca da sabedoria e do conhecimento. Ora tal deve ser preconizado desde tenra idade!
Ensinar a filosofar desde cedo!PORQUÊ ?!
Porque se começa a perder a capacidade do espanto.
Porque hoje em dia já não há prazer em pensar, nem em pensar o pensamento.
Porque o mundo está em construção e a criança pode fazer parte disso.
Porque se desenvolvem competências de comunicação, de escuta activa, de pensamento crítico, criativo e investigação
Porque há que cultivar a capacidade de espanto…
Porque urge pensar! E saber pensar!
Porque pensar pode ser divertido…
Porque pensando conheço-me… e ouvindo os outros conheço-os também!
Por tudo isso, que tal o meu conselho?! Vamos filosofar?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário