terça-feira, 9 de junho de 2009

Papel das bibliotecas públicas na promoção do sucesso escolar

As bibliotecas publicas parecem assumir-se de forma muito visível como retaguarda da instituição escolar fornecendo um ambiente propício ao estudo, bem como os instrumentos de trabalho necessários (livros, dicionários, enciclopédias, computadores e ligação à internet) para prossecução dos trabalhos escolares.
A biblioteca pública não deve ser considerada, como um armazém de livros ou recolhimento ascético, mas sim como um equipamento que favorece a interacção social. De acordo com Teixeira Lopes as bibliotecas públicas têm dado passos decisivos na criação de efeitos surpresa e na fabricação de estratégias de sedução, ancoradas como já se disse em actividades de animação cultural. A biblioteca aparece-nos como um espaço com função convivial inerente à estruturação de quotidianos juvenis.
“ Como referem algumas pesquisas francesas as bibliotecas públicas desempenham um papel importante na promoção do sucesso escolar, oferecendo um lugar onde trabalhar, um ambiente propício ao estudo, um quadro estruturante onde os alunos se motivam mutuamente. Com efeito deverá esta instituição assistir passivamente à sua progressiva escolarização?” ( Lopes, 2000)
Teixeira Lopes propõe-nos com os seus estudos sociológicos um novo modelo de biblioteca que se caracterize pela polivalência que consiste numa biblioteca multifuncional com vários espaços para públicos específicos (auditório, cafetarias, espaço infantil e sector a audiovisual., deve ser também um espaço de divulgação e animação cultural, onde proliferam iniciativas directamente relacionadas com o livro. A biblioteca deve servir os interesses das pessoas e não das instituições, tendo sempre em conta estratégias inclusivas de democratização cultural. Deve prestar especial atenção às populações desfavorecidas ou debilitadas. Este novo modelo de bibliotecas publicas aposta no marketing e na sedução ao criar empatia com os utentes, estimulando o intercâmbio e a abertura ao exterior através do estabelecimento de parcerias.

Um comentário:

  1. Nos tempos que correm, não consigo imaginar uma biblioteca diferente daquela que defines. Um espaço bem arrumadinho, mas longe das realidades actuais não enriquece, não favorece, não alimenta... está vazia de gentes, de saberes de culturas, mas cheia de livros com gentes, saberes e culturas...

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